Recentes

21/10/2023 – Gira Ogum

Ogum é o orixá guerreiro que não abandona suas causas e não foge do campo de batalha. Filho de Iemanjá e irmão de Exu e Oxóssi. 

O Orixá Ogum rege o trono masculino da Lei e da Ordem em um dos 7 tronos sagrados da Umbanda. O polo magnético positivo é ocupado por Ogum e o polo magnético negativo é regido por Iansã neste trono. O elemento de Ogum é o ar, portanto, na linha pura do ar elemental só temos Ogum e Iansã como regentes.

Ogum é um aplicador da Lei e age com a mesma inflexibilidade, rigidez e firmeza. Ele é correto em todas as suas condutas e não admite que tenha outro caminho a não ser o certo. Onde estiver Ogum, lá estarão os olhos da Lei. 

Dizemos que Ogum é sinônimo de Lei e de Ordem porque ele tanto aplica a Lei quanto ordena a evolução dos seres, não permitindo que alguém tome a direção errada. Por isso, ele é chamado de O Senhor dos Caminhos e das direções.

Guia para Ogum

Saudação: “Ogunhê”.

Cores: azul-escuro, vermelho e preto. Em uma terça-feira, após limpar as contas, monte sua guia e coloque-a para secar ao ar livre.

Oferenda para Ogum

O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

Atuação: Ordenador

Elemento: Ar

Princípio: Lei

Irradiação: Magnetizadora

Fator: Ordenador

Rege: Caráter

Saudação: Ogum Yê, Meu Pai (Salve Ogum, Meu Pai)

Minério: Ferro

Dia da semana: Terça feira

Símbolos: Espada, ferramentas de ferro

Ferramentas: Espada, Escudo

Cor da Guia: Azul marinho, vermelho/branco

Sincretismo: São Jorge

Data de comemoração: 23 de Abril

Bebida: Cerveja clara, licor de gengibre

Flores: Cravo vermelho, crista-de-galo

Frutas: Abacaxi, laranja, uva rubi, goiaba vermelha, pitanga,abacate, manga, limão cravo, romã, gengibre e melancia.

Pedras: Rubi, Granada, Sodalita, Cianita azul e pedras azul escuras e vermelhas.